COMIDA TÍPICA REGIONAL
A culinária mineira com sua farta mesa tem destaque no Brasil, ao ver as iguarias, logo é estimulado o desejo de comer. As receitas foram passadas de geração em geração, nos pratos são utilizados temperos que vem do fundo do próprio quintal. Aqueles que vieram em busca do ouro deixaram registros de como cozinhar.
ARTESANATO
Os artesanatos são feitos com objetos locais, reciclado ou encontrado em meio a natureza. Da tecelagem os chamados tapetes Arraiolo, sempre vivas, artigos de ferro batido, cerâmica e algodão, além de joias confeccionadas em coco e incrustadas de ouro.
CARNAVAL
Considerado um dos melhores carnavais do Brasil, foliões fantasiados ocupam os becos com blocos caricatos com mais de 80 anos, embalados por marchinhas carnavalescas e bandas que animam e levantam o público.
VESPERATA
A Vesperata tornou-se Patrimônio Cultural de Minas Gerais, conhecida como - a cidade musical. Ali, ao redor na Rua da Quitanda o visitante assiste, onde é celebrado um concerto que o maestro de um palco montado ao centro, rege duas bandas que ficam posicionadas nas sacadas dos casarões antigos, é de emocionar!
FESTAS RELIGIOSAS
A Semana Santa, Festa do Divino no Corpus Christi e Festa do Rosário dentre uma das mais maiores atrações culturais, são os cidadãos diamantinenses que encenam as passagens religiosas, enfeitam as capistranas serpenteantes com serragens coloridas, suntuosas vestes que dão grande brilho à festa.
PASSEIO NATURAL
A cidade possui uma vasta e rica paisagem, o meio ambiente se mantém preservado, mesmo depois de várias regiões terem sido explorada pelo garimpo! São belezas raras de serras, cachoeiras, campos, flora diversificada e fauna caminhando livre pelo cerrado. A Serra dos Cristais empareda a cidade, ao cair da tarde uma bela cor avermelhada surge! O parque do Biribiri e a Gruta do Salitre compõe o passeio Diamantina Natural, as simpáticas vilas dos distritos são alternativas para um passeio relaxado.